Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Por que acontece o choque anafilático e como tratar

Postado em 14/02/2020



O choque anafilático é também conhecido como anafilaxia ou reação anafilática. Geralmente ocorre quando a pessoa entra em contato com algum alimento ou medicamento a que se tem alergia, por exemplo. Os sintomas surgem rapidamente e incluem:

- Dificuldade em respirar com chiado

- Coceira e vermelhidão na pele

- Inchaço da boca, olhos e nariz

- Sensação de bola na garganta

- Dor abdominal, náuseas e vômitos

- Aumento dos batimentos cardíacos

- Tonturas e sensação de desmaio

- Suores intensos

- Confusão

 

Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar colocar em risco a vida da vítima. Nestes casos, deve-se chamar imediatamente uma ambulância, ir no pronto-socorro ou em um hospital. O tratamento envolve a aplicação da injeção de adrenalina e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

 

Em casos mais graves em que o inchaço da garganta impede a passagem do ar para os pulmões, é necessário realizar um procedimento cirúrgico em que é realizado um corte na garganta, que possibilita manter a respiração, de forma a evitar alterações cerebrais graves. Após o tratamento pode ser necessário que o paciente fique algumas horas internado no hospital para observar todos os sinais e sintomas, evitando que o choque anafilático volte a surgir.

 

Após ter um choque anafilático é recomendado consultar um alergologista para identificar a substância que está provocando essa reação alérgica tão grave. Normalmente, as substâncias que provocam este tipo de choque incluem:

1. Remédios: Penicilina, Aspirina, Ibuprofeno ou Naproxeno;

2. Comidas: amendoins, nozes, amêndoas, trigo, peixes, marisco, leite e ovos;

3. Picadas de insetos: de abelhas, vespas e formigas.

 

Estas substâncias nem sempre causam choque anafilático, podendo apenas provocar reações alérgicas, a que se deve estar atento, para evitar complicações.

 

O ASSIM SAÚDE deixa você informado para que tenha uma melhor qualidade de vida.